sexta-feira, 12 de junho de 2009

Amor recíproco infeliz


"A Palavra 'Paixão' quer dizer sofrimento! 'Paixão de Cristo', 'paixão de Joana D'Arc'...Em grande aflição eles se apaixonaram, ou seja, quem diz que está apaixonado quer dizer que está sofrendo por amor, mas (o que é mais incrível) está gostando de sofrer! Nas histórias românticas, amar significa sofrer".

"A pessoa por quem a gente se apaixona sempre é uma invenção. Dificil saber onde começa e onde acaba a representação de um sentimento. Hoje eu chorei muito e uma hora eu vim me ver chorando (no espelho). Eu estava sofrendo de verdade e ao mesmo tempo eu era espectadora da representação do meu próprio sofrimento"

Nós estamos sempre representando um sentimento? Quem nós acabamos amando: o outro ou o que o sentimento nos faz? Onde me encontro entre amor pelo amor e o amor por outra pessoa? Até onde vai a representação e começa o real (se é que existe realidade)?
Qual seria a fórmula correta para o amor, deixar a representação? Existe uma saída diferente da rotina ou da possessividade? Amor recíproco infeliz, quando tudo está certo, parece faltar desordem. Algum poeta disse que o amor quando dá certo e faz feliz, deixa de existir. Existe felicidade no amor? E o amor em si, o que é, onde está e como consigo?

3 comentários:

  1. não quero pensar sobre isso, quero ser solteira!

    ResponderExcluir
  2. ai credo may.

    nao to nesse humor :x
    HIAIHHAIOOHIAOHI

    ResponderExcluir
  3. Inteligente o texto, Mayara.
    Boa a inspiração em "Romance" de Guel Arraes, para mim o melhor filme nacional de todos os tempos.

    A verdade é que, apesar do assunto exigir tempo, sua mentalização, ainda que angustiante é indispensável...

    O Amor tal qual a paixão, que de fato significa sofrer, pode sim ser triste. Assim como até mesmo a Beleza, minha cara, o encanto irrefutável, pode ser Triste, também haverá Tristeza irremediável em todas as outras coisas...

    Com relação ao amor e todas as suas representações do sentimento, sempre tão belas, a dicotomia entre amar o outro ou o próprio amor e suas consequências é válida, afinal a questão é estar apaixonado e isto para os amantes é o que basta. Se até mesmo o mais mortal dos venenos pode ser usado como medicamento, a representação, desde que bela, pode se fazer sentir apaixonar: Teatralidade e Ilusão são agentes poderosos...

    ResponderExcluir

Mais...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...